Quando fazemos uma análise de E-commerce, existem 05 palavras que se iniciam com a letra P, e elas podem dar um norte para você otimizar seu e-commerce, esses cinco pontos você deve sempre melhorar e manter alinhado, vamos começar?
5ps de um e-commerce de sucesso
Produto
Primeiro de tudo, o foco principal do seu e-commerce é o seu produto, este deve ter um cuidado especial.
A principal vantagem de uma loja física é poder ver o que se está comprando, não é verdade?
Por isso, deve-se atentar a alguns detalhes, forneça fotos em alta qualidade, de diversos ângulos, faça fotos ambientadas e vídeos para que o cliente possa visualizar de todas as formas como é aquele produto, como ele ficará em seu ambiente, ou como ficará vestido.
Outro ponto é trabalhar a descrição, forneça informações técnicas, tamanho, especificações, sane todas as possíveis dúvidas, desperte o interesse do seu cliente potencial e enaltece os benefícios que seu produto trará para o cliente.
Preço
Outro ponto que deve ser levado em consideração é o preço, sim, você pode estar precificando errado o seu produto, por exemplo, você tem uma linha de camisetas masculinas, a tendência do mercado para uma linha básica é a Hering por exemplo, uma camiseta básica custa R$49,90 e uma linha de camisetas premium pensamos em Reserva, onde uma camiseta custa R$130, agora, se você se posiciona como uma linha básica e cobra o mesmo valor da Hering, qual é o seu diferencial?
Se você possui uma linha premium e cobra o mesmo valor que a Reserva, por exemplo, quais são os seus benefícios e vantagens que sua marca tem, por qual motivo o cliente deixaria de comprar marcas consolidadas como Hering e Reserva para comprar a sua?
Nada impede você de cobrar tal qual estas marcas, porém vale pensar em seu posicionamento e os benefícios do seu produto, ok?
Pagamento
Qual é a forma de pagamento do momento?
Hoje até para pagar o café e o pão com manteiga da padaria da esquina utilizamos o PIX, o pagamento é aprovado na hora, direto na sua conta, por qual motivo não aceitar no seu e-commerce?
Lembre-se que o boleto é um pagamento que deixa abertura para o não pagamento e que o cartão nem sempre é aprovado, então, aceitar o pix é essencial em 2022.
Praça
Como praça podemos entender como uma região, neste caso o frete, teste se o cálculo de frete do seu site é simplificado, se ele funciona, você oferece uma opção de frete que compensa para o seu consumidor?
Parcerias com transportadoras é uma opção para oferecer fretes que valem a pena para o seu consumidor, seja em valor ou em prazos.
Promoção
Para finalizar, independente do poder aquisitivo do seu público, um cupom ou uma campanha com um desconto é uma boa pedida, sabe aquela opção de “comprar junto” e aplicar uma redução no valor?
Faz total sentido, pense sempre em agradar seu cliente, invista em promoções para o seu e-commerce.
Gostou das dicas? Que tal aplicá-las agora mesmo no seu e-commerce?