A geração Z é aquela que nasceu a partir dos anos 2000.
Portanto, é correto afirmar que foi ela que trouxe mudanças significativas para o mundo em relação a novas tecnologias e, consequentemente, ao marketing digital.
Se antigamente uma empresa Cantoneiras de ferro fazia suas propagandas em comerciais de TV, jornais impressos e rádios, só para citar alguns, nestas últimas décadas as redes sociais chegaram e tomaram conta de tudo, modificando cada vez mais os conceitos de marketing e propaganda
A geração Z e o marketing digital
A Geração Z é a próxima geração na qual os profissionais de marketing digital precisam começar a se concentrar.
A única maneira eficaz de fazer isso é usando as mídias sociais.
A era do banner pode ter funcionado para os mais antigos, mas não será tão eficaz como uma ferramenta de marketing no futuro próximo.
Isso não é apenas boato.
Esse tipo de conteúdo mais tradicional vem diminuindo de popularidade, desde que a internet chegou. Uma pesquisa recente mostrou que, em média, 0,8% das pessoas realmente clicam em anúncios gráficos.
Além disso, 50% desses cliques são acidentais.
De fato, previa-se que em 2020 a Geração Z representaria 40% de todos os clientes. Como nativos digitais, eles se distinguem por não saberem como era a vida sem essas tecnologias, como smartphones e aplicativos, etc.
Essa mudança transformou a maneira como nos comunicamos, nos conectamos e comercializamos com um dos mercados de consumo que mais crescem no mundo. Isso é tão fundamental de ser visualizado quanto a criação de uma Estação de tratamento de água para grandes cidades.
Quem é a Geração Z?
Aqueles classificados na Geração Z estão entre 18 e 22 anos de idade.
Devido à gama aparentemente infinita de opções que estão disponíveis para esses jovens no mundo digital, o único limite é o tempo.
Isso significa que os comportamentos de consumo entre os jovens evoluíram.
Eles são como Cabos elétricos que estão ligados o tempo todo, 7 dias por semana nos meios digitais, sempre se atualizando das mudanças e sempre exigindo mais e mais.
Qual o principal objetivo da Geração Z?
O principal objetivo da Geração Z é chegar ao conteúdo mais rapidamente.
Para eles, a velocidade é alcançada pelo uso de páginas de tendências em aplicativos que coletam o conteúdo recente mais popular.
É por isso que os vídeos curtos do Tik Tok se transformaram em uma febre mundial.
Por isso, fazer com que sua marca de Chapa de aço inox, por exemplo, invista nesse tipo de padrão é essencial.
Dentre as funcionalidades neste quesito, temos:
Moments for Twitter, que oferece aos usuários a oportunidade de desfrutar das últimas notícias de todo o mundo, selecionadas de acordo com suas áreas específicas de interesse.
Além do aplicativo para LinkedIn que oferece uma solução rápida e fácil para encontrar notícias pertinentes, bem como informações com base na área de especialização e conexões de negócios de um usuário.
São esses desenvolvimentos, entre outros, que estão se mostrando muito populares entre os membros desta nova geração.
As rede sociais tem tido cada vez mais influência nisto, com suas trends e vídeos virais, que se atualizam cada vez mais rápido.
Não perca tempo e otimize seu marketing digital
A Geração Z é conhecida por ser empoderada e por ter usuários ativos de mídia social.
Ela se comunica, analisa e conecta marcas online. Uma pesquisa recente mostrou que 53% dessas pessoas são influenciadas por comentários feitos nas redes sociais.
Dada a sua atividade e alcance no espaço social, a Geração Z tornou-se uma parte de clientes influente e importante para as marcas. Isso leva os profissionais de marketing digital a mudar a criação de conteúdo para atender a uma demografia mais interativa.
Enquanto eles ainda interagem com o conteúdo que os millennials gostam, por exemplo, artigos e vídeos, a Geração Z quer mais das marcas temáticas ‘estáticas’ já não são tão pertinentes.
Mudanças na interação podem depender mais de pesquisas e questionários ou de respostas com personalização a comentários e bate-papos.
A Geração Z gosta de conteúdo gerado pelo usuário, tudo isso por conta de canais como YouTube, e o crescimento de marcas como Amazon.
Isso significa que o grupo demográfico não pensaria em comprar nada sem ter visualizações referentes a avaliações que orientam sua decisão.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este conteúdo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.